24/08/2009

ACÇÃO DE SOLIDARIEDADE

REF.ª: OM/____192_____/09
LOBITO, 23 de Agosto de 2009




NOTA DE IMPRENSA
ACÇÃO DE SOLIDARIEDADE

Os subscritores da iniciativa DECLARAÇÃO DE BENGUELA, aproveitaram a sua estadia em Benguela para, a 21 de Agosto de 2009, efectuarem uma Acção de Solidariedade.

É assim que se deslocaram à Feira do Lobito (B.º do Compão) onde puderam ter encontros com os populares que ali vivem e avaliar as condições de habitabilidade em que se encontram. Lembramos que estes populares vivem a ameaça de desalojamento. Neste momento, no entanto, existe apenas a promessa de que tal desalojamento não será feito com recurso à força e que também a Administração Municipal do Lobito encontra-se a identificar terrenos para o seu assentamento posterior. Para além da falta de outras garantias básicas em relação ao processo de desalojamento e assentamento, os populares continuam a não participar de forma directa no mesmo. A OMUNGA já recomendou a Administração Municipal do Lobito a criar uma comissão de trabalho que envolva de forma directa os representantes dos moradores e a própria associação OMUNGA de maneiras a que se encontre a melhor solução, sem no entanto ter recebido qualquer resposta. Neste local vivem cerca de 300 famílias.

Deslocaram-se ainda ao ex. Centro 16 de Junho (B.º da Lixeira) onde se localizam mais de 200 jovens assentados num projecto da Administração Municipal do Lobito (AML). Estes jovens foram desalojados da zona baixa da cidade (zona Comercial) onde viviam na então designada “POUSADA DA CRIANÇA” (projecto da AML para crianças e jovens em situação de rua). Na altura do assentamento, a AML prometeu a disponibilização de terrenos e de material para a autoconstrução num período de 6 meses. Passado mais de ano e meio, os jovens continuam a viver em tendas. Por outro lado, de acordo ao Exmo. Sr. Governador Provincial de Benguela, o governo não vai cumprir com a promessa, ficando de fora a garantia de casas para aqueles jovens e suas famílias.

Os subscritores da iniciativa da DECLARAÇÃO DE BENGUELA, deixaram mensagens de solidariedade e comprometeram-se em desenvolver todos os esforços para apoiar aquelas comunidades no resgate do seu Direito a uma Habitação Adequada.

José A. M. Patrocínio
Coordenador Geral

Sem comentários: