25/09/2009

Conselho de Segurança da ONU discutirá crise hondurenha

Qui, 24 Set, 09h29

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá na sexta-feira para discutir a crise política em Honduras e o futuro do presidente deposto daquele país, Manuel Zelaya, informou uma autoridade da ONU nesta quinta-feira.

Zelaya foi deposto em um golpe em 28 de junho. Na segunda-feira, ele voltou à capital do país, Tegucigalpa, e se abrigou na embaixada brasileira, provocando um impasse entre seus seguidores e opositores.

Nesta semana na Assembleia Geral da ONU, o Brasil havia pedido que o conselho fizesse uma reunião de emergência para discutir a crise.

Um diplomata disse que o conselho não deverá tomar nenhuma ação formal para restituir Zelaya, mas que manteria um diálogo sobre a crise.

A ONU suspendeu temporariamente a cooperação com a comissão eleitoral de Honduras antes da eleição presidencial programada para novembro, alegando que as condições não eram propícias para uma votação com credibilidade.

(Reportagem de Patrick Worsnip)
NOTA: ESTA INFORMAÇÃO FOI RECOLHIDA EM http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/manchetes_honduras_onu_discute A 25 DE SETEMBRO DE 2009

Sem comentários: