23/11/2009

III CONFERÊNCIA ANGOLANA DA SOCIEDADE CIVIL: Conclusões do Painel da "Sociedade Civil e Comunicação"

Foi de 17 a 19 de Novembro que se realizou, em Benguela, a III Conferência Angolana da Sociedade Civil. Entre vários painéis, jornalistas e activistas estiveram reunidos durante esses dias para abordarem temas relacionados com "A Sociedade Civil e a Comunicação".

Serviu para avaliar os desafios e ao mesmo tempo delinearem-se linhas de intervenção que devem a partir de agora serem transformadas em planos de acção.

Começa nova caminhada!

III Conferência Nacional da Sociedade Civil

Painel Sociedade e Comunicação

17 a 19 de Novembro de 2009

Os obstáculos/desafios da comunicação em Angola

1. Existe um grande problema em relação à implementação e regulamentação da lei de imprensa

2. Desequilíbrio de liberdade de expressão (por exemplo: há mais liberdade de expressão em Luanda do que nas províncias/diferenças também entre municípios dentro de uma mesma província)/órgãos não estão abertos e etc.)

3. Inexistência de órgãos comunitários como rádio, jornais e outros/ Insuficiente diversificação das fontes de informação

4. Fraca profissionalização de actores da sociedade civil em termos de comunicação e informação

5. Princípios da lei de imprensa que violam os direitos dos jornalistas

6. Partidarização da mídia pública.

7. Elevados custos económicos para a produção de informação (ex: custos com gráfica e etc)

RECOMENDAÇÕES

1. Cada organização da sociedade civil deve identificar uma pessoa para servir de ponte entre a organização e a mídia, uma especie de assessor de imprensa, que possa ser formado para tal.

2. 2. As associações comunitárias devem identificar igualmente nível das comunidades uma pessoa que sirva de elo de ligação para fazer chegar as suas informações aos correspondentes dos órgãos que se encontram nas províncias. Para isso recomendamos a formação de repórteres comunitários. - Passo-a-passo recomendamos: A formação de pessoas capazes nas organizações para lidar com a comunicação comunitária (rádio, jornal, vídeo e etc.); A identificação de jornalistas (criar listas com contactos dos jornalistas), para fazer chegar toda informação; E a criação de centros de informação nas províncias com computadores ligados à internetação, para facilitar a divulgação da informação local.

3. Criação de uma rede de organizações da sociedade civil que possa trabalhar as questões de informação e comunicação em conjunto.

4. Criação de rádios comunitárias. Para a sua viabilidade, recomendamos que as organizações da sociedade civil continuem a fazer advocacia junto do poder público.

5. Identificar estratégias para passar as informações das comunidades rurais em uma linguagem cada vez mais acessível e nas suas diferentes linguas locais (nacionais).

6. Organização de um congresso nacional entre jornalistas comunitários e a imprensa convencional.

7. Identificação dos espaços físicos das organizações da sociedade civil e, a partir de então, criar centro de informação que possuam meios técnicos que possibilitem a geração de informação pela própria comunidade. Aprimorar tecnicamente centros de informação já existentes.

8. Desenvolver ferramentas multimedias a partir da página web da sociedade civil. Potencializar o uso do site da conferência (www.cnsc2009forum.bligoo.com) e torná-lo referência como fonte de informação para a própria sociedade civil em si, a mídia e a sociedade em geral, nos âmbitos nacional e internacional.

9. Realizar campanhas de advocacia para a regulamentação da lei de imprensa.

10. Realizar campanhas de educação cívica sobre direito à comunicação.

11. Inventariar as ferramentas de comunicação e informação da sociedade civil disponíveis a nível provincial e nacional (criar uma lista das organizações e verificar quais são as ferramentas/equipamentos existentes em cada uma delas) com vista à sua participação na opinião pública.

12. Realizar um painel específico sobre a comunicação para a próxima conferência da sociedade civil, com melhor entrosamento entre o painel principal e o da comunicação. Ter delegados de cada província com o papel de participarem do painel da comunicação.

13. Recomendação que haja um porta-voz para a próxima conferência, desde a preparação da conferência até sua realização em si, no período de um ano.

14. Mobilizar a imprensa privada para se identificar com a causa para um envolvimento activo nas actividades da sociedade civil.

Sem comentários: