13/12/2009

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FOI COMEMORADO EM BENGUELA

Recebemos da LARDEF de Benguela a seguinte nota para divulgação. Atendendo à importância do assunto, transcevemo-la na íntegra.


COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Começa a virar tradição, a realização de Marcha para a Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência na província de Benguela.

Em 2009, onde o tema do ano era “Capacitar as Pessoas com Deficiência e as suas Comunidades” mais uma marcha saíu, a segunda na província e a terceira no país, contando com a realizada no Huambo no ano de 2003.

Diferente dos anos anteriores, a comemoração abrangiu o município do Cubal, que teve as seguintes actividades:

No dia 2 de Dezembro, a RAPED, na pessoa de Filipe Socunjo, activista da LARDEF palestrou sobre as pessoas com deficiência, seus familiares e pessoas solidárias à causa. Estando presentes mais de 50 participantes, onde sobressaía o número das pessoas com deficiência.

O tema “A deficiência e o Pré-conceito”, deu para que os participantes, unânimemente afirmassem que, para combater esse tipo de comportamento, nós teríamos que ser os primeiros a mudar de atitudes, para que os que nos circundam não discriminem em função da nossa auto-exclusão .

Na tarde do mesmo dia, houve um debate rádiofónico na Rádio Cubal “A Voz da Hanha”, onde se debateram os temas: O historial do dia 3 de Dezembro e seus objectivos, do qual participaram as seguintes pessoas:

- Domingos Chicamba – Coordenador da RAPED e Secretário da APDV

- Luzia de Freitas- membro da RAPED e activista da LARDEF

- Filipe Socunjo - membro da RAPED e activista da LARDEF respectivamente.

No dia 3 de Dezembro, o Acto Central começou com uma corrida pedestre, onde participaram 2 pessoas com deficiência visual, estando presentes entre os assistentes, os senhores, Administrador Municipal Adjunto, ladeado pelos responsáveis da PROMAICA e da Cruz Vermelha de Angola. Estavam ainda presentes o representante do Comando Municipal da Policia Nacional, as autoridades tradicionais na pessoa do soba municipal e o seu adjunto, o Director Municipal da Educação e o chefe de Secção Municipal pelo Ensino de Adultos.

Seguidamente foi lida uma mensagem das Organizações de Pessoas com Deficiência, na voz da senhora Luzia de Freitas.

A cerimónia terminou com um acto cultural (música), e um almoço de confraternização com todos os presentes, e a entrega de 5 cadeiras de rodas a 5 pessoas com deficiência entre elas jovens e criânças, pela Handicap Internacional.

Em Benguela, a Comemoração contou com a Marcha de Sensibilização à Sociedade Benguelense. Diferente da Marcha realizada no ano transato, esta, foi mais aberta à população, na medida em que muita gente participou dela e mais mediática, se considerarmos os 4 órgãos de comunicação presentes no local (Rádio Benguela, Rádio Ecclesia, Rádio Morena Comercial, Televisão Pública de Angola e Angop).

Pessoas colectivas e singulares abraçaram a iniciativa (estudantes universitários do Curso de Educação Especial, Jornalistas que não estavam fazendo cobertura e representantes do MINARS e Administração Municipal de Benguela). A aderência à Marcha foi de mais de quinhentas pessoas, sendo a terça parte delas de pessoas sem deficiência.

Ela partiu da Escola do Liceu no bairro da Kambanda, terminando na Praça 1º de Maio, onde foram lidas a mensagem das Organizações de Pessoas com Deficiência, pelo senhor Emanuel Paulino, Discurso do MINARS, pela senhora Teresa Borges e uma sessão cultural onde o teatro exibido pelo grupo os Mensageiros, onde parte dos integrantes são pessoas com deficiência, provocou determinada reflexão aos presentes, por terem retratado cenas da vida real que acontece um pouco na vida de todas as pessoas com deficiência.

Depois de participado da Marcha e das actividades do Acto, os estudantes do Curso de Educação Especial dirigiram-se ao grupo organizado de pessoas com deficiência do bairro do Cotel (LARDEF – Comunitária), onde fizeram entrega de bens de primeira necessidade. Acção que foi fortemente agradecida pelo responsável do grupo o senhor Alfredo Kassamuka.

Sem comentários: