07/04/2010

PRISÃO EM CABINDA DO JURISTA FÉLIX SUMBO

Atendendo à importância do assunto, transcrevemos o texto de mensagem recebida de nelaserrano a 07 de Abril de 20

______________________________

Caros Senhores,

O Advogado e Jurista Félix Sumbo, da Empresa Petrolífera Chevron, foi detido no Domingo de Páscoa, dia 4 de Abril de 2010, por volta das 13 horas, em Cabinda, quando regressava de uma visita privada a Ponta Negra, República do Congo, por causa de uma Camisola que trazia na bagagem, com a Fotografia de 6 Destacados Activistas de DH Detidos, (Padre Raul Tati, Advogado Francisco Luemba, Belchior Lanzo Tati, entre outros), apelando à sua Libertação.

A Camisola era parte de uma Campanha Pacífica da Sociedade Civil para a Libertação dos Detidos e deu origem à Acusação.

Foi-lhe apreendido o Carro, a Camisola e foi detido, acusado de "Crimes contra a Segurança de Estado" e conduzido à Prisão, onde segundo informações recebidas hoje, 3ª feira, continua detido e incomunicável. Com Félix Sumbo, aumenta para Nove (9) o número de Civis detidos em Cabinda.

Félix Sumbo fez parte do "Grupo de Intelectuais de Cabinda", que em Setembro de 2006, escreveram uma carta ao Presidente Eduardo dos Santos, em que reinteravam a falta de legitimidade de Bento Bembe, para assinar 'Sózinho', em nome do Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD), o Processo de Paz do Namibe.

Tinha também estado muito ligado à Extinta Associação de DH, a Mpalabanda.

Félix Sumbo, deu uma entrevista à VOA (Voz da América), em 2006, que pode ser lida em http://www.angoladicas.com/notices_detail.asp?ID=8096&a=1, e na qual são citadas passagens da Carta, como:

“As ideias justas e os anseios legítimos não se combatem com exércitos. O povo não pode ser sacrificado por não concordar com imposições nem ceder a pressões, e não se pode fazer a guerra para se conquistar a paz”.

Citando entrevista de 2006: "Félix Sumbo qualificou, entretanto, a actual situação de Cabinda como resultado da frustração do partido no poder que visa intimidar todas as pessoas que se opõem ao processo de paz assinado por António Bento Bembe".

Igualmente em Ponta Negra, República do Congo, foi detido em Janeiro de 2010, entre outros Sete (7) Refugiados e Residentes de Cabinda, António Vicente, Refugiado de Cabinda, que também se opôs ao modo como foi feito o Processo de Paz de Bento Bembe, por não incluir a maioria.

Chegam também informações, sobre as dificuldades que estão a ser postas a Ocidentais, de se deslocarem a Cabinda, caso de um professor que aí se deslocava para uma palestra, com excepção de Individuos com Contrato de Trabalho, por o Governo temer serem Jornalistas ou funcionários de Ong´s que aí se desloquem.

Para mais informações sobre Félix Sumbo, podem contactar Raul Danda, actualmente Deputado da Assembleia Nacional de Angola, eleito pelo círculo provincial de Cabinda e Vice Presidente da Comissão Parlamentar de Direitos Humanos, ou ainda o abaixo indicado José Marcos Mavungo, Acivista de DH, através do Movel - 923 715 896. :

Contactos de Raul Danda:

Móvel: 00244 923310994, ou 00244 912503017

Com os melhores cumprimentos, Associação Tratado de Simulambuco-Casa de Cabinda

Sem comentários: