12/04/2011

NOVAS PRISÕES ARBITRÁRIAS EM CABINDA NO DIA 10 DE ABRIL

Ontem, as 14h30, foram detidos os activistas João Pedro Mavungo, professor, Bartolomeu Kalson Pedro e André Chocolate, quando se manifestavam com panfletos no Largo 1º de Maio em Cabinda, respondendo ao apelo para uma manifestação sobre o processo de paz naquela região e que, abusiva e arbitrariamente, foi proibida pelo Governo Provincial.

Os panfletos exigiam “Paz Efectiva com Dialogo com Todas as parte” e uma postura séria do Governo no sentido de mostrar vontade política para solução da questão de Cabinda. Milhares de pessoas dirigiam-se ao Largo 1º de Maio mas apenas menos de uma centena terá lá chegado, pois todas as entradas estavam barradas por Policias Anti-Motim e Militares.

As prisões foram efectuadas a mando do agente Oliveira, agora promovido à Director Provincial da Direcção Provincial de Investigação Criminal de Cabinda, figura emblemática da repressão em Cabinda que no último processo de Raúl Tati, Francisco Luemba e demais activistas presos e posteriormente soltos, foi condenado pelo Tribunal por falsas declarações.

Nenhum manifestante pode tirar fotos no local. Pelo contrário, a Polícia fotografou um a um os manifestantes assim com as matrículas das viaturas estacionadas no local.
Os manifestantes pretendiam marchar do Largo 1º de Maio para o Cine Chiloango, e, entre os solicitantes figura o Sr Júlio Nascimento Paulo.

Para além da ilegalidade que constituiu a proibição política da manifestação, o Governo local prendeu os activistas que permanecem presos em condições difíceis na famigerada cadeia da DPIC, dado o seu elevado estado de degradação e péssima limpeza.

O mínimo a exigir é a libertação incondicional e imediata dos activistas presos!
Para mais informação, queiram contactar o activista cívico pelos Direitos Humanos Marcos Mavungo - 923715896

ENVIADA POR:
BD – Bloco Democrático -  10 de Abril

Sem comentários: