24/02/2012

LUÍSA ROGÉRIO NO QUINTAS DE DEBATE

Ontem, 23 de Fevereiro de 2012, realizou-se mais um Quintas de Debates. Com as atenções viradas às eleições gerais previstas para este ano, desta vez abordou-se sobre “O PAPEL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA PREVENÇÃO DE CONFLITOS ELEITORAIS”.
Foi prelectora do debate Luisa Rogério, Secretária Geral do Sindicato dos Jornalistas de Angola.
Com uma presença de cerca de cem pessoas, dentre as quais jornalistas, representantes de instituições do estado, das organizações da sociedade civil, partidos políticos e estudantes universitários, o debate foi acalorado pela grande apresentação da prelectora e pelas intervenções dos participantes.
Este debate foi caracterizado também pela forte presença dos órgãos de comunicação social e de um grande número de jornalistas.
A maior parte das intervenções tocava na questão da actual situação da comunicação social em Angola e das consequências que se têm estado a viver. Muitas questões foram levantadas à volta das responsabilidades do Sindicato dos Jornalistas de Angola na mudança do actual estado da comunicação social.
Durante o debate foi também levantada a questão da extensão da Rádio Ecclésia, cuja questão a Secretária respondeu, dizendo que era mais uma questão política do que administrativa.
O debate teve lugar no auditório da Emissora Provincial de Benguela, em Benguela. Começou por volta de 15 horas e 20 minutos e terminou perto das 19 horas, depois de um grande debate à volta do tema entre oradora e convidados.
De acordo ao relatório do CPJ, Angola viu agravar a violência contra os jornalistas no ano de 2011. Estranhamente com um contexto que deveria exigir abertura e reconhecimento do importante papel do jornalista. A independência da média é questionável, apontando o relatório para o facto de apenas existirem 2 jornais independentes contra 7 jornais privados que têm alguma relação com o poder instituído. De acordo ao mesmo relatório, os ataques contra jornalistas passaram de 7, em 2010, para 25 em 2011. Podem acompanhar o relatório em (informação cedida amigavelmente pelo jornalista José Gama do Club K):

Portuguese
English
internet crime bill


texto de: Dino Jimbi
fotos de: Jesse Lufendo
Lobito, 24/02/012

Sem comentários: