31/08/2012

JOVENS DETIDOS EM CABINDA ENQUANTO TENTAVAM MANIFESTAR-SE

Trancrevemos o comunicado do ativista e amigo José Mavungo:
 
Exmos Senhores,
Seis  jovens, entre os quais o activista Alexandre Cuanga, foram detidos esta tarde em Cabinda, quando se preparavam para manifestar  esta tarde, dia 30 de Agosto de 2012.
A manifestação foi organizada pela Juventude Cabindesa em protesto contra a falta de uma vontade política séria na resolução do conflito ainda prevalecente em Cabinda. Segundo os organizadores da manifestação, a Questão de Cabinda não vai ser resolvida com o estatuto de Autonomia, tal como proposto por alguns partidos políticos angolanos, mas atravês de um diálogo franco e aberto que reconheça o Direito do povo de Cabinda a dispôr de si mesmo.
 Em conformidade com o estabelecido pela Lei, os organizadores da manifestação informaram as autoridades na Segunda – feira, dia 27 do corrente. Como de hábito o regime respondeu pela interdição,  detenção dos organizadores e acusou os antigos responsáveis da Mpalabanda de estar por detrás desta manifestação.
Alguns activistas dos Direitos humanos foram chamados a prestar declarações no Comando Provincial da Polícia sobre o móbil da manifestação.
Na rua das Forças Armadas, que dá acesso ao mercado Pio,  local indicado para a concentração dos manifestantes registou a presença de agentes de polícia e militares armados, transportando meios de comunicação.
O mercado Pio estava deserto de população jovem mas continuava rondada pela polícia da ordem pública e também militar, com aquilo a ser visto a interpelar jovens que circulavam a pé e de motorizada nas ruas adjacentes, no que podia até certo ponto ser visto como operação normal.
Até ao momento o paradeiro dos detidos é desconhecido.
 
José Marcos Mavungo
Activista dos Direitos
Movel – 923 715 896

Sem comentários: