06/06/2013

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DA SC EM DISCUSSÃO EM LUANDA

O PAANE II em colaboração com a Open society , Mídea em acção e o Fórum de Mulheres Jornalistas para Igualdade de Género organizaram a 03 de Junho na sala da Open Society, o workshop Diagnóstico I do PAANE II sobre "Contexto Tecnológico".

Foi facilitador desta formação, Marcelo Santos, Mestre em comunicação com experiência em capacitação profissional para gestão de meios digitais, planeamento e implantação de diversos projectos de portais. O workshop teve como objectivo, "reflectir sobre a situação dos Mídias e da comunicação social no apoio à sociedade civil em Angola, ajudar na elaboração do plano global de comunicação do PAANE II e definir as acções a serem implementada ao longo dos 18 meses".

O workshop foi bastante interativo e participativo, embora os assuntos foram muito generalizadas devido às inquietações dos participantes. Falar de comunicação não é estar limitado mas é difundir além do limite. Focou-se mais na realidade de Angola comparando com as Mídias de outros países. Constata-se que atualmente Angola encontra-se com 14, 8% de usuários na internet, diferente do Brasil que soma 45% "dados do banco Mundial". Ainda segundo um dos participantes é que o acesso a internet em Angola é dificultado através do nível elevado de pobreza que o nosso país acarreta.

Um dos pontos inerentes foi imaginar estratégias para que haja um meio de comunicação ao nível do projecto, isto queira dizer que a comunicação é uma das ferramentas primordiais para que uma organização possa desenvolver as suas actividades no âmbito do planeado. Uma das inquietações levantada foi que tipo de meio de comunicação seria abrangente ou mais concorrido na aderência da divulgação das nossas informações e como articular isto com as outras organizações? Também verificou-se que em Angola não existe concorrências entre as empresas ligadas as áreas de TICs, procurando dar um serviço de qualidade aos concorrentes para que o seu produto seja aderido com muita frequência....??

No que diz respeito as redes sociais, ficou a dica de que as organizações ou pessoas responsáveis da área de TICs, devem ter uma boa reputação no momento da divulgação das informações para que as pessoas possam seguir com frequência aquilo que tivermos a partilhar e que ainda possam nos ajudar na divulgação da mesma, compartilhando com os seus amigos e assim sucessivamente.

Segundo o Marcelo, no Chile as pessoas dão sugestões de qualidades para o melhoramento nas operadoras, algo que no nosso país ainda parece bloqueado. No final da formação, falou-se que as organizações devem ter um bom ambiente de parceria vinculando a partilha de ideias, suportes em áreas que uma desenvolve com eficácia e outra não, com o objectivo de liberar a informação e espelhar as boas imagens de uma para com as outras. Como sugestão, salientou-se na ideia de fazer uma plataforma para criação de uma rede das organizações , isto é, na internet.

O PAANE é o Programa de Apoio aos Actores Não Estatais constituído por fundos da União Europeia em parceria com o Estado angolano. Em 2013 arrancou a segunda fase do programa daí denominado PAANE II.

A OMUNGA participou no referido workshop com o Eli Chipuila da área de comunicação.


O vídeo apresentado acompanha o desenrolar do referido workshop.













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