14/08/2013

CHRISTIAN AID NO LOBITO (2)



A 8 de Agosto, uma delegação da Christian Aid, composta pela Rosário Advirta, Ana Menezes e a Tendai Madondo, esteve no Lobito como objectivo dialogar sobre a integração da Equidade de Género e Poder no dia-a-dia de trabalho: em aprofundar esta análise para agir melhor, podendo "montar" em conjunto um "consultório participado". A ideia foi de participarem em actividades correntes, debaterem-se as questões e dúvidas concretas, construir-se sobre os pontos fortes e oportunidades, analisarem-se os instrumentos, aprender-se com os problemas e identificarem-se alternativas.

Organizou-se um encontro nos escritórios da Omunga onde participou a maioria da equipa da Omunga e a equipa da Christian Aid. Durante este encontro se falou como o entendimento do género pode facilitar ou obstaculizar o desenvolvimento e autonomia de cada um dos cidadãos, sejam eles mulheres ou homens.

Abordou-se o papel do educador social na promoção desse debate e da procura de soluções junto das comunidades. Viu-se como isso afecta o trabalho nas actividades com crianças e partilhou-se experiências. 

A Christian Aid tem sido um importante parceiro da Omunga desde há longa data apoiando a área do Ekwatisso e do Okupapala, para além de apoio institucional e em campanhas de advocacia. A delegação da Christian Aid deverá depois trabalhar no Kuanza Sul, com a ACM, sua parceira local, enquanto a 15 de Agosto, organiza um dia de reflexão e troca de experiências sobre "Integração de Equidade de Género e Poder" nas  intervenções e organizações. Este encontro também será facilitado pela Tendai, em Luanda.

Os vídeos são resultado da cobertura do Manuel Daniel e da edição do Eli Edilson.




Sem comentários: