04/09/2013

ACTIVISTA DA OMUNGA AMEAÇADO EM PLENO CENTENÁRIO DO LOBITO



Entre as 15 e as 16 horas de 2 de Agosto, o activista da Omunga, Domingos Mário, foi alvo de um acto intimidatório. 


Domingos Mário, mais conhecido por Norinho, é membro da Brigada Jornalística da Omunga (BJ). De 21 anos de idade, iniciou o seu envolvimento com a Omunga através de uma oficina de vídeo e de informática. Posteriormente, como voluntário, ele próprio facilitou oficinas do género a crianças adolescentes e jovens.

A actividade da BJ é de, para além de organizar formações em técnicas de jornalismo e de vídeo participativo, fazer reportagens das actividades desenvolvidas pela associação e fazer coberturas jornalísticas de factos que envolvem Direitos Humanos, sejam violações, sejam conquistas.

Domingos Mário, como outros activistas, têm vindo a acompanhar os litígios de terras, e acontecimentos que envolvem cidadãos sem teto. Por outro lado, tem sido elemento constante da campanha de denúncia da violação dos direitos à greve dos trabalhadores do Shoprite, e impulsionador da campanha “Não façam compras no shoprite! Contra os despedimentos e contra o racismo!”

Quando, a 2 de Agosto, depois de ter saído da Omunga, no B.º da Luz, e dirigindo-se à praça da Kalumba, São João, em pleno aniversário da cidade, o centenário, foi interceptado por uma viatura de marca Toyota prado, de cor preta que parou repentinamente no seu lado esquerdo. 

A viatura era ocupada por 3 indivíduos, incluindo o motorista. O passageiro da rectaguarda, depois de baixar o vidro, apontou uma pistola e obrigou-o a aproximar-se ainda mais da viatura, enquanto o passageiro da frente, do lugar ao lado do motorista o ameaçava: “sabemos que acabaste as férias e que voltaste a trabalhar na Omunga. Se queres continuar a estar vivo nunca mais levantes problemas com o shoprite”

A Omunga está extremamente preocupada, não só com esta ameaça que coloca em risco directo o Norinho, mas que ameaça toda a associação Omunga.

A Omunga considera de absurdo e criminoso este acto de amedrontamento e ao mesmo tempo esclarece que não vai baixar os braços nesta luta pelo respeito dos direitos dos trabalhadores em greve do shoprite nem de quaisquer pessoas e comunidades cuja dignidade seja desavergonhadamente posta em causa.

A Omunga irá desenvolver todos os passos de denúncia desta acção violenta e desavergonhada e exigir o respeito pelos Direitos Humanos, por uma sociedade justa!
(imgem e edição de Eli Edilson)


Sem comentários: