26/09/2013

FILOMENO V. LOPES VISITOU COMUNIDADES EM BENGUELA



A convite da AJPD e da OMUNGA, Filomeno V. Lopes esteve em Benguela para estar em mais uma edição do QUINTAS DE DEBATE de 19 de Setembro de 13, e falar sobre “Limites na Implementação da Lei da Probidade Pública em Angola”.

Filomeno V. Lopes tinha estado em 2008 para fazer uma análise sobre as eleições de 2008.  

Durante várias vezes, ainda a convite da OMUNGA, Filomeno V. Lopes vestindo-se de cidadania, respondeu aos apelos de solidariedade. Foi exemplo a 25 de Março de 2010, quando a OMUNGA inicia a campanha “NÃO PARTAM A MINHA CASA” como resposta à indignação causada pelas humilhantes e abusivas acções governamentais de demolições e desalojamentos de milhares e milhares de cidadãos, de seres humanos, muito concretamente no Lubango. Nesta altura, Filomeno V. Lopes estava no terreno enquanto a máquina repressiva impedia a realização da manifestação organizada para o aniversário das demolições da Graça, Benguela.

Filomeno V. Lopes já tinha estado com a comunidade do 16 de Junho, B.º 27 de Março, Lobito, quando estes marginalizados moradores de rua viviam em tendas, projecto da administração municipal do Lobito. Desta vez, aproveitou-se a sua vinda a terras benguelenses para voltar àquela comunidade onde a vontade de lutar é uma constante da vida.

V. Lopes garantiu acompanhar esta causa e enquanto líder político iria responsabilizar-se pelo envio de uma carta ao governador provincial de Benguela a exigir a garantia da legalização da posse das obras feitas pelo governo naquela comunidade, bem como do abastecimento de água potável domiciliar.

Há mais de 9 meses que cerca de 150 trabalhadores do supermercado shoprite, reivindicam os seus direitos. Um processo que tem realçado a brutalidade da entidade patronal que se tem apoiado na polícia nacional e empresa de segurança privada, sob o silêncio cúmplice da administração municipal, governo provincial e MAPESS. 

Acreditando no processo judicial, os trabalhadores em greve voltaram a ver vedado, pela arrogante entidade patronal, o acesso à água e aos quartos de banho. 
  
Nesta visita, V. Lopes voltou a dialogar com o piquete de greve onde partilhou ideias e demonstrou mais uma vez a sua solidariedade.

Acompanhem o vídeo desta visita.
(imagens e edição de Domingos Mário)

Sem comentários: