01/11/2013

CASO SHOPRITE: LUZ NO FUNDO DO TÚNEL?




Durante cerca de 9 meses que aproximadamente 150 trabalhadores do SHOPRITE no Lobito se encontram em greve. A então direcção, de forma arrogante e com cariz rácico negou-se em negociar. Eis que surge uma nova direcção e novas portas se abrem.

Neste sentido, a OMUNGA enviou uma carta a encorajar os novos esforços negociais no sentido de se respeitarem os direitos trabalhistas destes trabalhadores em greve e dos trabalhadores que de forma ilegal foram contratados para substituir os grevistas.


REF.ª: OM/ 146  /2013
Lobito, 1 de Novembro de 2013
C/c: Comissão Negociadora dos trabalhadores – LOBITO

À

Direcção do SHOPRITE

                                             L O B I T O
           
ASSUNTO: RECONHECIMENTO DA VONTADE DE NEGOCIAÇÃO

Os nossos melhores cumprimentos.
A OMUNGA é uma associação nacional de promoção e de protecção dos Direitos Humanos, com o Estatuto de Observador da Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.

Esta associação em tempo oportuno apresentou junto da direcção do SHOPRITE, a sua elevada preocupação em relação à forma como essa direcção estava a conduzir o processo da greve de cerca de 150 trabalhadores.

Esta associação considerou de verdadeira violação dos direitos à greve bem como de arrogante e de cariz rácico determinados comportamentos de membros representantes da entidade patronal e desenvolveu a sua campanha “NÃO FAÇO COMPRAS NO SHOPRITE” em solidariedade para com os trabalhaores em greve há cerca de 9 meses.

No entanto, é com bastante esperança que tomámos conhecimento de que há uma nova direcção e que esta tem vindo a estabelecer contactos com os trabalhadores em greve. De acordo ainda à nossas fontes, esta nova direcção garantiu desenvolver todos os passos no sentido de respeitar as reivindicações dos trabalhadores e os seus direitos à greve.

Por outro lado, a OMUNGA mantém-se preocupada com a solução dos trabalhadores que de forma ilegal foram contratados para substituir os trabalhadores em greve. Nesta conformidade, a OMUNGA apela a essa direcção para que tome as medidas justas de forma a não afectar os direitos desses mesmos cidadãos que não são responsáveis pelas acções injustas e ilegais levadas a cabo pela então direcção.

Assim sendo, a OMUNGA aproveita a presente para elogiar a maturidade dos trabalhadores em greve ao mostrar a sua sempre disponível vontade de se envolverem num processo negocial e proactivo.

Ao mesmo tempo, apela à direcção do SHOPRITE para continuar a desenvolver os passos de abertura e de negociação, respeitando os direitos trabalhistas.

Sem qualquer outro assunto de momento, aceitem as nossas cordiais saudações.

José António M. Patrocínio

Coordenador


Imagem e entrevista de Domingos Mário

Sem comentários: