14/11/2013

GIRA BAIRRO INFECTADO COM POLÍTICA?


Angelino Roque de Oliveira, responsável da equipa Recreativo do Congo, dum dos bairros desta cidade do Lobito, contactou a OMUNGA para numa entrevista expor a sua preocupação em relação ao facto da sua equipa não ter podido participar na edição deste ano do Gira Bairro.

Segundo aquele responsável, depois da 16ª edição do campeonato, a sua equipa foi apurada para a 17ª edição. Durante as reuniões que tiveram, com a equipa de coordenação do campeonato, nunca lhes informaram sobre a data de pagamento da taxa de inscrição, e ficaram espantados quando no último dia de pagamento, lhes informaram que só tinham mais algumas horas para efectuarem o mesmo e que no momento de pagamento o responsável tinha de ir levar os valores (46.000 KZs) pessoalmente. Como o responsável estava de viagem eles concordaram em se fazer a entrega até as 17 horas.

Quando eram 16 horas o responsável da equipa ligou para os responsáveis da coordenação do campeonato informando-lhes que já estava em Benguela, pelo que recebeu a resposta de que estavam reunidos, e como o mesmo não podia fazer mais nada, esperou até que a reunião terminasse.

Quando eram 17 horas o responsável da equipa voltou a ligar para a coordenação, e como resposta o coordenador do campeonato mandou dirigir-se ao responsável do “movimento espontâneo”, e como era já tarde, ele decidiu ir ter com o mesmo no dia seguinte.

Quando foi ter com o homem do movimento espontâneo, o mesmo informou que só recebeu o relatório de 13 equipas, pelo que a deles não estava nomeada, e prometeu fazer de tudo para que a equipa voltasse a competir. Como a demora era tanta, Angelino Roque voltou a ligar para ele, mas já não atendiam o seu terminal.

Num domingo, depois de um jogo amigável, o responsável da equipa desportivo da Zâmbia, apanhou o secretário da coordenação, interrogando-lhe sobre a situação da equipa Recreativo do Congo, e o mesmo respondeu dizendo que o problema tem a ver com o “partido”, dizendo que “o partido é que pensou tirar a equipa da competição”. Quando voltaram a interrogá-lo sobre os motivos, ele respondeu que simplesmente “o partido decidiu”.

Quando receberam a informação, os responsáveis da equipa (Recreativo do Congo) ficaram muito preocupados visto que é uma actividade que envolve a sociedade em geral, e decidiram aprofundar mais a investigação.

No fim descobriam que depois de terem participado em 4º campeonato, foram impedidos de participar no 5º por serem da UNITA, e que o MPLA não pode criar nenhum contacto com a UNITA.

A OMUNGA já desenvolveu os seus contactos e ficou marcado um encontro para os próximos dias entre os responsáveis pela organização do campeonato e os responsáveis do Recreativo do Congo para se tentar ultrapassar este grave problema.

(texto, entrevista e imagens de Domingos Mário)

Sem comentários: