16/07/2015

OMUNGA APOIA SEM RESERVAS MANIFESTAÇÃO CONTRA DETENÇÃO DE ACTIVISTAS EM ANGOLA


Lobito, 16 de Julho de 2015.

NOTA PÚBLICA


MANIFESTAÇÃO EM LUANDA PARA 29 DE JULHO DE 2015


A associação OMUNGA vem pela presente demonstrar a sua indignação em relação à exigência por parte do Governo Provincial de Luanda, de prova de "existência legal" aos promotores da manifestação prevista para 29 de Julho de 2015, pelas 15 horas, em Luanda.

Tal posição consta da carta do Director de gabinete do Governador Provincial de Luanda, datada de 14 de Julho e com a Refª 2732/GAB.GOV./2015, fazendo referência ao conteúdo da Lei de Reunião e de Manifestação. A mesma exigência é referida como condição para que "a referida manifestação seja autorizada por S. Exa Governador Provincial de Luanda".

Havendo a necessidade de se fazer os devidos esclarecimentos, a OMUNGA considera o referido acto como um autêntico abuso de poder por parte do Governador Provincial de Luanda e uma evidente violação da Lei, já que de acordo à citada Lei sobre o Direito de Reunião e das Manifestações:

Artigo 1º - Garante a todos os cidadãos o direito de manifestação, nos termos da Constituição e da citada Lei;
Artigo 3º - Garante a todos os cidadãos o direito de manifestação "independentemente de qualquer autorização";
Artigo 6º - Exige que os promotores de uma manifestação informem por escrito, 3 dias de antecedência, dirigindo-se ao Governo Provincial, apontando o horário, o objecto da manifestação e o percurso. Deve ter 5 assinaturas dos promotores com a indicação da profissão e morada.

Lembramos que a referida manifestação deverá ser realizada sob o lema "Chega de prisões arbitrárias e perseguições políticas em Angola".

Para além da OMUNGA demonstrar mais uma vez a sua solidariedade para com os activistas detidos em Luanda e em Cabinda, apoia veementemente a iniciativa para a realização da referida manifestação e exige do Governador Provincial de Luanda que reveja a sua decisão e apela a todas as instituições como Polícia Nacional e os Serviços de Informação e Segurança do Estado para que tomem todas as medidas de protecção dos manifestantes, como os obriga a Constituição de Angola e evitem as ameaças, perseguições, agressões e detenções dos mesmos.

A OMUNGA ainda aproveita para reconhecer os diferentes actos de solidariedade para com os detidos, vindos de organizações nacionais e internacionais da sociedade civil e de individualidades como dos escritores José Eduardo Agualusa e Nelson Pestana Pepetela e apela a toda a sociedade civil, com especial destaque para as organizações de Direitos Humanos, apoiarem a iniciativa de realização da manifestação a 29 de Julho, pelas 15 horas no Largo da Independência, em Luanda.

CHEGA DE PRISÕES ARBITRÁRIAS E PERSEGUIÇÕES POLÍTICAS EM ANGOLA



José Patrocínio


Coordenador




Sem comentários: