25/08/2015

DOIS ACTIVISTAS PRESOS HOJE EM BENGUELA QUANDO TENTAVAM MOBILIZAR A POPULAÇÃO PARA ADERIR À MANIFESTAÇÃO MARCADA PARA 29 DE AGOSTO


Hoje, 25 de Agosto de 2015, por volta das 9 e 30, dois dos organizadores da manifestação marcada para 29 deste mês, foram presos nas redondezas do Mercado municipal de Benguela quando faziam a distribuir folhetos de mobilização para a referida manifestação.

A manifestação tem como objectivo exigir a libertação dos activistas presos em Angola e contra a má governação do país.

Os organizadores fizeram a entrega da carta ao governo provincial de Benguela a 11 de Agosto e foi respondida negativamente no mesmo dia. O governo argumentou a sua proibição fazendo recurso ao artigo 129º, pontos 4 e 5 da Constituição, que se refere às competências exclusivas da Assembleia Nacional para a destituição do presidente da república. Diz ainda, que tal manifestação "é susceptível de gerar reacções contrárias e de provocar alterações à ordem estabelecida".


A OMUNGA conversou com Pongote que se encontrava também na altura a distribuir os folhetos e conseguiu fugir e refugiu-se nas instalações da UNITA.


Sem comentários: