08/09/2015

ELIAS ISAAC FALOU DE "POPULISMO VS REPÚBLICA" NO LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO "O PARADOXO NORUEGÊS - O PETRÓLEO EM ANGOLA"


A 3 de Setembro, a OMUNGA fez o lançamento do documentário "O Paradoxo Norueguês - O Petróleo em Angola" que é uma produção do Conselho Norueguês para África e a OMUNGA.

A actividade decorreu durante uma sessão do QUINTAS DE DEBATE, no Hotel Praia Morena, em Benguela.

Contou com a presença de Elias Isaac, director da Fundação Open Society - Angola, que falou sobre "Populismo vs República.

Com uma sala cheia, Elias Isaac baseou-se nos pensamentos de Gloria Alvarez que defende que o debate hoje, não se assenta tanto em esquerda e direita, mas que a batalha está entre populismo versus república.

Justifica que, o populismo se encarrega em desmantelar as instituições. Pouco a pouco, os líderes corruptos aumentam o poder, destruindo as instituições, reescrevendo constituições, mudando as leis e, sobretudo, restringindo as liberdades individuais e de comércio das suas populações.

O populismo não surge por mera casualidade, mas porque as nossas democracias têm sido pouco republicanas. Não conseguimos alcançar igualdade perante a lei nem justiça para todos e tão pouco conseguimos impedir que os empresários busquem privilégio, ou os sindicalistas amigos do poder também façam o mesmo

Pode acompanhar aqui uma das palestras de Gloria Alvarez


Depois da explanação de Elias Isaac, passou-se para a apresentação do documentário que fora realizado em 2014 e apresentado, pela primeira vez, naquele mesmo ano, na Noruega.

Inicialmente, o referido documentário tinha como objectivo sensibilizar a população norueguesa sobre a necessidade de pressionarem as suas empresas petrolíferas no sentido de exigir de Angola, a melhor utilização dos recursos provenientes do petróleo, de forma transparente.

Posteriormente, decidiu-se que o mesmo deveria também ser apresentado em Angola, de maneiras a ter o mesmo objectivo junto da nossa sociedade, já duma forma mais abrangente.

Podem ver e fazer o download do documentário "O Paradoxo Norueguês - O Petróleo em Angola" em português e em inglês

Fotos e vídeo de Domingos Mário e Alberto Carlos


Sem comentários: