07/04/2016

Embaixada do Canadá: Sentença duvidosa de 17 activistas políticos em Angola



Sentença duvidosa de 17 activistas políticos em Angola

A Embaixada do Canadá para Angola emitiu a seguinte declaração:

‘No dia 28 de Março de 2016, 17 activistas políticos Angolanos foram condenados a penas de prisão que variam entre 2 a 8 anos, após serem julgados e considerados culpados por actos de rebelião contra o Estado e associação criminosa na sequência da sua captura e detenção, por se terem reunido, em 2015, para ler um livro de conteúdo político.

A Embaixada do Canadá está profundamente preocupada com a aparente falta de aplicação um processo legal a este caso, bem como as implicações para o Estado de Direito em Angola. Em particular, o Canadá está particularmente desapontado com a recusa de acesso ao julgamento para observadores internacionais e não está convencido quanto a proporcionalidade das penas resultantes do processo.

A Embaixada do Canadá apela ao Governo de Angola a envidar todos esforços para assegurar que as condições sejam criadas para os recursos; que aos acusados seja assegurado um processo justo e que a justiça prevaleça – consistente com a obrigação constitucional do Governo, de promover e defender os direitos humanos e liberdades fundamentais, bem como garantir a sua implementação.

O Canadá apoia o Governo de Angola nos esforços internacionais perante a cidadania global e a promoção de direitos humanos justos para um estado democrático que se baseie no Estado de Direito.’

Publicado em 5 de abril de 2016

Embaixada do Canada para Angola, Avenida Baines no.45, Harare, Zimbábwe (263-4) 252 181/5

Secção de Assuntos Públicos: hraregr@international.gc.ca

Sem comentários: