05/08/2016

ONDA DE PERSEGUIÇÕES E DETENÇÕES ARBITRÁRIAS DE ACTIVISTAS E DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS EM BENGUELA


DECLARAÇÃO URGENTE

A Associação OMUNGA e a OHI tomaram conhecimento que a 4 de Agosto de 2016, 4 jovens ligados ao denominado Movimento Revolucionário do Lobito foram detidos por agentes da polícia e pessoas à civil, no princípio da noite.

O caso ocorreu junto da escola primária do 2º Tchimbuila, na zona alta da cidade. De acordo às informações duas viaturas e pessoas a pé (suspeitas de ser da segurança do Estado) aproximaram-se a alta velocidade e a fazer tiros. Declaram ainda que os agentes são da 3ª e 4ª esquadras da polícia do Lobito.

Desta acção foram detidos os activistas Amaral Simão, Lucas Cassoma e o M2, enquanto o activista Avisto Botha foi detido na sua residência, na mesma altura.

Na manhã de sexta-feira (05.08.2916) os activistas foram transferidos da 4ª esquadra para os Serviços de Investigação Criminal do Lobito onde já foram ouvidos pelo procurador e onde permanecem detidos até ao momento. Não há ainda qualquer contacto com os detidos nem tão pouco informações sobre a acusação que pesa sobre os mesmos.

Entretanto, na noite de quinta-feira, alguém que se intitulou ser militar tirou fotografias à casa do activista “Prata” sem qualquer autorização.

Os activistas do referido Movimento Revolucionário do Lobito continuam a queixar-se que ainda durante a sexta-feira, os mesmos foram perseguidos.

Por outro lado, a viatura da Organização Humanitária Internacional (OHI) que apoiou José Marcos Mavungo aquando da sua visita a Benguela, continua detida na Unidade Operativa de Trânsito de Benguela desde o passado 23 de Julho, altura em que também 23 activistas que se encontravam na viatura e o motorista foram detidos, sendo libertos já à noite daquele mesmo dia. Os mesmos dirigiam-se para o Liceu de Benguela, local programado para a concentração de uma manifestação para exigir medidas concretas contra a crise do país e proibida pelo Governador Provincial de Benguela.

O comandante Provincial da Polícia, de Benguela, ao telefone, justificou ao Director Executivo da OHI de que a referida viatura teria sido detida por transportar “pessoas não apropriadas”.

A Associação OMUNGA e a OHI preocupadas com o agravar da situação de perseguição e detenção de activistas e defensores dos Direitos Humanos, apelam e exigem o seguinte:

1-       Que seja posto fim à perseguição, ameaça e detenções de activistas e defensores de Direitos Humanos, especificamente os cidadãos ligados aos Movimentos Revolucionários do Lobito e de Benguela;
2-       A libertação imediata dos activistas comumente conhecidos por Amaral Simão, Avisto Botha, Lucas Cassoma e M2;
3-       A entrega imediata da viatura da OHI, da carta de condução do motorista Venâncio Francisco Maliengue e 15 mil Kwanzas que se encontravam no tabelier da viatura aquando da sua detenção.

Lobito, 5 de Agosto de 2016

José António M. Patrocínio

Director Executivo (OMUNGA)
+244 913 641 941

João Misselo da Silva

Director Executivo (OHI)
+244 912 216 127





Sem comentários: