07/08/2016

RUFINO, O MENOR MORTO NAS DEMOLIÇÕES DE WALALE, ESTÁ NA MORGUE DO MARIA PIA

Foto de O País

Na tarde de hoje, 7 de Agosto, uma equipa da Sociedade Civil, composta por membros da OMUNGA e da SOS HABITAT-ACÇÃO SOLIDÁRIA, visitaram o Bairro Walale que está a ser demolido desde 3 de Agosto de 2016.

Durante a visita puderam constatar que o menor de 14 anos, morto por agentes do Posto de Comando Unificado (PCU) durante a demolição de cerca de 200 casas inacabadas do Bairro Walale, chama-se Rufino Marceano António.

Segundo a família, os agentes depois de terem morto a criança a tiro, ontém 6 de Agosto, levaram o corpo sem dizer nada e, hoje, a família foi informada pela policia de que o corpo encontra-se na morgue do Hospital Maria Pia. A família de Rufino, prevê realizar o funeral amanhã, 8 de Agosto.

Hoje de manhã, os moradores do Bairro Walale receberam uma notificação da Sociedade de Desenvolvimento da Zona EconómicaEspecial Luanda-Bengo (ZEE-EP) a informar aos moradores de que têm 15 dias para demolirem as suas próprias casas, findo o prazo a ZEE irá “proceder à demolição compulsiva”, uma situação que está a preocupar os moradores.

Amanhã, parte dos moradores do Bairro Walale, irá se ocupar do funeral do menor Rufino Marceano António e outros irão marchar até à Administração de Viana em protesto contra a demolição do bairro. Os cartazes serão cópias da notificação que a ZEE-EP deu aos moradores.

A SOS HABITAT segundo o seu coordenador,  Rafael Morais, irá contratar um advogado para a família do menor Rufino para que a justiça seja feita. Muitos moradores disseram à equipa da OMUNGA e SOS HABITAT, que possuem aquela terra há mais de 50 anos e construíram ali as suas casas já há muito tempo,  muito antes de surgir a ZEE-EP.

Pela SOS Habitat
Rafael Morais
Pedro Narciso

Pela OMUNGA
Jesse Lufendo

Redator: Jesse Lufendo
Revisão: José Patrocínio
Vídeo retirado de Estevão Kachiungo Kachiungo (facebook)


Sem comentários: