30/03/2017

MULHERES DO 16 DE JUNHO PARTICIPAM NO ACTO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Maria do Céu, Directora Provincial do MINFAMU
MULHERES DO 16 DE JUNHO PARTICIPAM NO ACTO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Lobito, 30-03-2017

Março é conhecido como o “Mês da Mulher”, devido à comemoração a 8 deste mês, do dia internacional da mulher.

Infelizmente em Angola a desigualdade entre géneros é um facto alarmante e tem sido acompanhada por um crescente aumento da violência doméstica. A polémica discussão sobre a criminalização do abordo é um bom reflexo da grave situação.

A OMUNGA tem tentado trabalhar junto das comunidades de forma a promover a particiação feminina nas decisões da comunidade e no desenvolvimento de actividades que proporcionem a auto-estima e o papel de liderança.

Uma dessas formas de intervenção é a de proporcionar a inclusão de mulheres das comunidades em actividades de intercâmbio com outras mulheres de outras comunidades e de outros estratos sociais, para além de estabelecer os contactos entre estas e as instituições vocacionadas para as questões de género.

Foi assim que apoiou um grupo de 15 jovens da comunidade do 16 de Junho a participarem no acto central provincial do Dia Internacional da Mulher que se realizou no município do Cubal.

O acto contou com a presença do Administrador Municipal do Cubal, Alberto Carlos Guardado,  e da directora provincial do Ministério da Família e da Promoção da Mulher, Maria do Céu.        

Na altura foram entrevistadas algumas das mulheres participantes e da coordenadora do projecto Ekwatisso da OMUNGA, Nilza Sebastião.


Sem comentários: