10/07/2017

AS POPULAÇÕES ESTÃO MOTIVADAS, TÊM ESSA ESPERANÇA DE IR ÀS URNAS - Mensagem de Daniel Capitango, Secretário da Regedoria do Bocoio

Daniel Capitango, Secretário da Regedoria do Bocoio

AS POPULAÇÕES ESTÃO MOTIVADAS, TÊM ESSA ESPERANÇA DE IR ÀS URNAS - Mensagem de Daniel Capitango, Secretário da Regedoria do Bocoio
Lobito, 10.07.2017

A partir de 26 de Maio, mais de 3000 pessoas viram-se obrigadas a abandonar as suas áreas de residência devido a problemas de intolerância política, no município do Bocoio.

A OMUNGA, conjuntamente com o CRB enquanto membros da Plataforma Eleitoral da Sociedade Civil - Benguela (PESCB), têm estado a monitorar o contexto político naquele município. Foi assim que mantiveram encontros com o Secretário da Regedoria e a quem pediram uma mensagem de paz.

A regedoria deixa a mensagem que daqui falta pouco até dia 23 de Agosto, é daqui a nada, as eleições vêm ali, vamos lá votar, cada um que vá lá livremente escolher qual é o seu partido no coração mas que não seja obrigado. Às vezes pode acontecer que alguém vai dizer vai votar o fulano, mas isso é um grave erro. Então, já que as populações estão motivadas, têm essa esperança de ir às urnas, a mensagem que deixamos é que esperamos que até ao dia 23 vem, não ouvimos mais nenhum circuito a nível do município, esperamos que alguém ainda não tenha mais nenhuma ideia contrária  Esperamos que as eleições que vêm ali, quem ganhar assim ganhou, ninguém mais cria outra ideia diferente,’que não, eu devia só ganhar”, porque quem vai determinar é o elemento eleito, tanto faz se é do partido A, se é do partido B, se é do partido C, quem ganhar pronto, o povo votou, o povo escolheu, ninguém mais pode complicar a situação, dizer ah porque não as eleições fez aquilo ou aquilo. Nós vamos evitar isso. Esperamos que não aconteça. Quem ganhar fica a governar 5 anos e depois espera mais outro tempo. Se assim for, a nossa paz será uma paz duradoura que ninguém vai pensar mais uma outra coisa. O apelo que deixamos é este, vamos às eleições com saúde, alegria, amor, porque isto está tipo num campo de futebol. Ganha quem preparar bem a sua equipa. Quem estiver a treinar bem a equipa, vai ganhar. Quem estiver a treinar mal também ... pá, depende. Quando no futebol alguém perde, alguém ganha, mas depois no fim todos se abraçam, se apertam as mãos, isso é que é. É a mesma coisa as eleições que vem aí. Agora se dizer que não é que as eleições foi assim, depois cria conflito, assim estamos distantes com as próprias normas da democracia. A mensagem nossa é esta. Que se espalha a todos os municípios, a todas as comunas e toda a Nação.

Sem comentários: