20/07/2017

VIVER EM DEMOCRACIA É RESPEITAR A DIFERENÇA DE CADA UM

Administradora do Bocoio Deolinda Valyangula

VIVER EM DEMOCRACIA É RESPEITAR A DIFERENÇA DE CADA UM
Lobito, 20.07.2017

Bocoio é uma das parcelas da província de Benguela onde realmente se vem ainda confrontando com graves problemas de intolerância política. O último caso ocorreu a 26 de Maio do corrente ano, na aldeia da Balança, comuna do Cubal do Lumbo que depressa se alastrou a quase toda a extenção do município, tendo provocado mais de 3000 pessoas deslocadas.

A OMUNGA esteve neste município e ouviu a Administradora Municipal, Deolinda Valyangula, que deixou o seguinte apelo:

“Todo e qualquer país tem um rumo e de um tempo a esta parte o país Angola escolheu um rumo que é o rumo da democracia. Significa que, todas as pessoas têm que trabalhar e tomar comportamentos que se afigurem como aqueles que vão assegurar a democracia por nós escolhida e para que a nossa democracia continue e se torne cada vez mais robusta. E dizer que viver em democracia é respeitar a diferença de cada um, respeitarmos a opinião de cada um e tratarmos os assuntos sem nunca optarmos pela violência. A violência hoje em Angola está legislada como crime e, o crime nunca compensa. A violência não resolve problemas, provoca outros problemas.

Não compreendo como é que algumas pessoas ainda não tenham ainda isso em mente mas nós, como responsáveis do município do Bocoio, temos estado a aconselhar a todos os nossos cidadãos a pautarem por um comportamento cívico que respeite a pessoa humana porque a vida não tem preço e a nossa união é que dá frutos e frutos bons. Por isso eu queria deixar a toda a nossa população esta mensagem de paz.

Temos que viver em harmonia. A democracia é tudo isso. Paz, harmonia, respeito e uma convicência sã. Somos angolanos de Cabinda ao Cunene, cabemos no nosso país, mas não precisamos de pensar da mesma maneira, aliás, o pensamento quando diverge cria desenvolvimento. Era esta a informação que eu queria deixar par a toda a população do Bocoio.”


Sem comentários: